DÉBORA CRISTINA RAGUZA
JUSSARA ALENCAR DA SILVA
LYGIA DE ANDRADE LACERDA
SILVIA CRISTINA SEBASTIÃO
“O importante não é progredir depressa, mas sim não cessar de ir sempre para diante.”
Plutarco
PSICOPEDAGOGIA
A Psicopedagogia é um campo do conhecimento em Educação e Saúde que se ocupa do educando em seu processo de ensino-aprendizagem. Pode-se dizer que o psicopedagogo é um “clínico geral”, pois leva em conta, com o mesmo grau de importância, tanto os aspectos físicos como os psicológicos e os sociais. A intervenção psicopedagógica implica em um trabalho terapêutico (clínico) ou preventivo (institucional).
FORMAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO
É o profissional com graduação em Pedagogia ou em áreas da saúde e da educação que tem especialização em Psicopedagogia através do curso de Pós-Graduação Lato Sensu.
QUEM DEVE INDICAR A AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA
A avaliação psicopedagógica geralmente é indicada pela escola. A indicação também ocorre por psicólogos, pediatras, neurologistas, fonoaudiólogos e profissionais afins. Em alguns casos os próprios pais procuram o atendimento psicopedagógico por sentirem-se apreensivos e ansiosos com o desempenho escolar de seus filhos.
A AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA CLÍNICA
No primeiro encontro com o especialista, os pais expõem a queixa e relatam o desenvolvimento do filho até o presente momento. Os dados coletados neste encontro oferecem pistas para a avaliação. Depois o especialista realiza algumas sessões com o educando nas quais faz a avaliação psicopedagógica propriamente dita.
Com o término da avaliação o especialista faz a devolutiva da mesma para os pais e orienta-os sobre a intervenção mais adequada.
DISTINÇÃO ENTRE ACOMPANHAMENTO PSICOPEDAGÓGICO E AULA PARTICULAR
O professor particular trabalha basicamente com os conteúdos escolares, já o psicopedagogo trabalha com as habilidades que envolvem questões cognitivas, afetivas, psicomotoras e lingüísticas necessárias para que o aluno compreenda os conteúdos escolares.
PROCURAR AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA QUANDO:
- O grau de conhecimento está aquém do esperado para faixa etária e as dificuldades persistem e se acumulam;
- A alfabetização, a ortografia, a interpretação de textos e os problemas matemáticos tornam-se atividades árduas;
- O aprendiz mostra-se desmotivado e indiferente à aprendizagem;
- A lição de casa transforma-se numa sessão de tortura para pais e filhos;
- As dificuldades estão interferindo no comportamento e no relacionamento familiar e social (o filho torna-se retraído, agressivo, ansioso, apático, mente, esconde o boletim etc.).
O ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO:
- Visa principalmente às relações e o vínculo afetivo que o indivíduo estabelece com aprendizagem e não apenas o desempenho escolar;
- Favorece o desenvolvimento de competências e habilidades;
- Auxilia o aprendiz a superar as dificuldades e, dependendo do caso, a lidar com elas;
- Viabiliza novos caminhos despertando a sensação de bem-estar no processo de aprendizagem;
- Ressignifica o aprender;
- Inclui orientação para pais e professores, orientação de estudos, aconselhamento, encaminhamento escolar e multidisciplinar.
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