segunda-feira, 2 de junho de 2008

PSICOLOGIA NO CONTEXTO ESCOLAR

PSICÓLOGAS:

ANA LÚCIA SPARRINHA
FERNANDA FERRACINI
LENITA P. M. ROMANATO
SUMARA RENATA PAVAN


“As nuvens mudam sempre de posição, mas são sempre nuvens no céu. Assim devemos ser todo dia, mutantes, porém leais com o que pensamos e sonhamos”.
(Paulo Baleki)
PSICOLOGIA

Significa estudo da alma. O psicólogo é um profissional que se dedica ao estudo da mente e do comportamento humano.

PAPEL DO PSICÓLOGO ESCOLAR

O objetivo do profissional que atua na área escolar é o de ajudar a aumentar a qualidade e a eficiência do processo educacional através da aplicação dos conhecimentos psicológicos.

PSICOLOGIA CLÍNICA X ESCOLAR

A psicologia clínica estuda maneiras de lidar com problemas humanos, é adequada ao tratamento de psicopatologias e os problemas psicossomáticos.
Na psicologia escolar, o psicólogo escolar age como um facilitador do processo ensino-aprendizagem, atuando junto à direção e coordenação da escola, professores, funcionários, estudantes e pais.

OBJETIVO GERAL

Auxiliar no desenvolvimento bio-psico-social do indivíduo proporcionando sua inserção e seu bem estar na sociedade e principalmente no contexto escolar.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Orientar professores, pais e equipe escolar sobre problemas de aprendizagem e comportamento social;
  • Auxiliar na compreensão do desenvolvimento infantil em diferentes situações e suas relações com a aprendizagem;
  • Melhorar as relações de trabalho entre professores, pais, funcionários e comunidade;
  • Elaborar projetos educacionais para manejo de classe, habilidades parentais, abuso de drogas, crianças com necessidades educacionais especiais, estratégias de ensino e aprendizagem, crianças com comportamento desafiador, depressão infantil, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade;
  • Avaliar aptidões para aprendizagem e habilidades sociais;
  • Identificar elementos necessários para que se possa conhecer melhor a realidade do local e do grupo inserido nele;
  • Auxiliar na solução de conflitos ou problemas de ajustamento social e aprendizagem;
  • Orientar equipe escolar e família em momentos de crise auxiliando no manejo em situações problemáticas como separações ou perdas;
  • Orientar família, alunos e equipe escolar em qualquer outra situação no qual o aspecto psicológico esteja envolvido e abalado.

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