terça-feira, 17 de junho de 2008

SUGESTÕES DE ATIVIDADES DE INGLÊS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

ATP de INGLÊS
Claudeli Nunes Moreira César de Camargo
ATIVIDADE 1
TODAY’S CALENDAR (O CALENDÁRIO DE HOJE)

DURAÇÃO: 5 minutos
OBJETIVO: Familiarizar as crianças com dias da semana e vocabulário sobre climas.
MATERIAL: Cartolina (ou EVA), canetinha, tesoura, cola.
PROCEDIMENTO: Na primeira aula do mês, monte com as crianças o calendário mensal, colocando os dias da semana e os possíveis climas: sol (sun), ensolarado (sunny), chuva (rain), chuvoso (rainy), vento (Wind), com vento (windy), nuvem (cloud), nublado (cloudy). No começo de cada aula pergunte aos alunos como está o tempo. Eles devem completar o calendário com desenhos ou com peças de EVA montadas previamente. Cante alguma música relacionada ao tema, como, por exemplo: “There are Seven Days in a Week” (música retirada do DVD Barney goes to School, que pode ser comprado em grandes magazines).

There are seven days, there are seven days
There are seven days in a week
There are seven days, there are seven days
There are seven days in a week
Sunday, Monday, Tuesday, Wednesday
Thursday, Friday, Saturday
Sunday, Monday, Tuesday, Wednesday
Thursday, Friday, Saturday


ATIVIDADE 2
4 CORNERS GAME

DURAÇÃO: 10 a 15 minutos
MATERIAL: 4 figuras ou flashcards sobre Weather, CD e CD player.
OBJETIVO: A criança deve identificar o vocabulário previamente estudado.
PROCEDIMENTO: Coloque 4 figuras ou flashcards nos cantos da sala. As crianças iniciam o jogo no meio da sala. A professora diz uma das palavras, por exemplo: Windy. As crianças devem escolher o canto em que acham que a palavra correta está. Você pode pedir às próprias crianças para que comandem o jogo.
VARIAÇÃO: Coloque uma música para tocar e os motive a dançar. Quando a música parar, peça às crianças para escolher um canto e ficar nele. Então, tire de uma sacola algum flashcard relacionado ao canto. Por exemplo: sea, sun. As crianças que estiverem no canto de outros objetos/climas devem sair do jogo. E assim por diante.


ATIVIDADE 3
CLAP YOUR HANDS 1, 2, 3 (Bata Palmas 1, 2, 3)

DURAÇÃO: 5 minutos
OBJETIVO: Aquecer para a aula e/ou revisar conteúdo que já foi trabalhado previamente.
MATERIAL: Nenhum material específico.
PROCEDIMENTO: Escolha algum tópico que as crianças tenham domínio (cores, números, animais, frutas etc.) e comece a falar palavras soltas referentes ao tópico (por exemplo: banana, apple, orange, lemon, pink). A criança deve bater palmas quando ouvir algo que não pertence ao conjunto.


ATIVIDADE 4
FACES WORKSHOP (OFICINA DE ROSTO)


DURAÇÃO: 15 A 20 MINUTOS
OBJETIVO: Aprender o vocabulário sobre partes do rosto.
MATERIAL: Deixe já preparados vários recortes de revistas com olhos, bocas, narizes, orelhas (cada recorte numa mesa ou canto diferente), cola e folhas de papel A4, uma para cada aluno.
PROCEDIMENTO: Esta é uma atividade para ser feita quando você estiver ensinando parts of the body. Cada criança terá uma folha de papel para que ela cole os recortes. Diga uma palavra referente à parte do rosto que quer que as crianças peguem, por exemplo: Eyes! One, two, three, go!!! E as crianças pegam rapidamente de acordo com seu comando e colam na folha, assim vai se repetindo com as outras partes do rosto, até que completem suas colagens. Você pode aproveitar para fazer um mural.


ATIVIDADE 5
HANGING CLOTHES (VARAL DE ROUPAS)

DURAÇÃO: 20 minutos
OBJETIVO: Exercitar o vocabulário de roupas e as respectivas cores.
MATERIAL: Corda de varal ou barbante, pregadores, roupas de papel, previamente preparadas pela a professora, de acordo com o vocabulário que pretende explorar.
PROCEDIMENTO: Combine com seus alunos que eles ajudarão a estender as roupas “lavadas”. Pendure, então, as roupas no varal, explorando os detalhes, por exemplo: Hang a pair of blue socks on the left. Hang a pink shirt between the socks and the skirt. Explore o vocabulário que estiver trabalhando em relação a roupas.
VARIAÇÃO: As crianças podem desenhar seu próprio varal em uma folha de sulfite A4, e criar livremente as peças. Pode-se dar continuidade à atividade trabalhando em pares para que cada um conte ao colega como ficou seu varal.


ATIVIDADE 6
MATCHING SHAPES GAME (ENCONTRE A FORMA CORRETA)

DURAÇÃO: 5 minutos
OBJETIVO: Revisar as formas geométricas e cores.
MATERIAL: Figuras geométricas em dois tamanhos diferentes. As cores das mesmas formas não devem se repetir.
PROCEDIMENTO: Cada criança terá sua vez de pegar uma figura grande uma pequena para formar um par. Tenha um número de figuras maior que o de alunos na aula. Incentive a criança a falar a forma que está pegando: circle, square, triangle, rectangle, heart, diamond. Se já tiveram aprendido big/small, peça que acrescentem. Para crianças mais velhas solicite a frase: This is a square. This is a small square.
VARIAÇÃO: Trabalhar com os pares de cores.

Nenhum comentário: