quinta-feira, 30 de abril de 2009

Para alunos, lousa digital e laptops tornam aulas mais interessantes

Não é dia de prova, mas o silêncio e a concentração dominam a sala de aula. Nem parece uma classe de 8ª série de uma escola pública. Os alunos dividem olhares entre a lousa digital e os laptops (classmates), que substituíram o quadro negro e caderno e lápis, respectivamente.

Estes equipamentos fazem parte do material didático de 2650 alunos de 5ª a 8ª série da rede municipal de Campo Limpo Paulista. O projeto, que recebeu o nome de e-Tech, A Escola do Século 21, está em andamento na Emef Vila Thomazina e em fase de implantação nas demais escolas municipais.

A chegada da e-Tech na rede municipal tornou as aulas muito mais atraentes. Quem atesta são os próprios alunos. Para o estudante Leonardo Cunha de Carvalho, de 13 anos, as aulas ficaram mais interessantes com a lousa digital e o laptop. “A aula fica mais interativa e dinâmica. Não imaginava que isso pudesse acontecer em uma escola pública”, diz.

Para a aluna Dayane Xavier Galvão, de 14 anos, a novidade acabou com a monotonia. “O interesse e a curiosidade pela matéria aumentam, pois o computador permite ao aluno pesquisar o assunto em tempo real por meio da Internet”, observa.

Segundo a professora de Língua Portuguesa, Silvia Cristina Miranda, as ferramentas enriquecem as aulas, aumentando a interatividade entre professor e aluno. “O aluno vê o conteúdo da lousa digital e se surge uma dúvida, imediatamente ele é esclarecida com a ajuda da Internet”.

O conteúdo digital da aula inclui dinâmicas educacionais e questões on-line. “Ao mesmo tempo em que aprende, o aluno se diverte com as gincanas. Uma aula que antes levava 50 minutos agora é dada em 15. Até agora, só vi benefícios, inclusive a sala ficou muito mais tranqüila”, salienta a professora.

Experiência

A implantação da e-Tech foi motivada nos bons resultados obtidos em uma experiência, realizada no último bimestre de 2007, na EMEF Luiz de Carvalho. Com o projeto piloto, constatou-se que com a chegada das novas ferramentas em sala de aula houve um significável aumento do interesse do aluno pelas aulas. Pesquisa realizada pela direção da escola mostrou que em comparação aos demais meses do ano letivo o número de faltas reduziu 26% e o número de notas vermelhas reduziu 68%.

Concebido em parceria com o Grupo Klick – empresa de tecnologia e serviços educacionais – o sucesso do projeto piloto, chamado de Programa Florescer, foi alcançado graças a intensiva capacitação dos professores, aplicação de conteúdo pedagógico interativo e monitoria em sala de aula. Na e-Tech, aproximadamente 35% do conteúdo pedagógico das aulas é estudado através do classmate.

Pautada nos bons resultados, a Prefeitura adquiriu 1.500 laptops e 43 lousas digitais para dar continuidade ao projeto. Segundo a secretária municipal de Educação, Renata Patelli Basso, o ano de 2008 foi de preparação para a implantação da e-Tech. Foram comprados os materiais necessários - lousas digitais, projetores, servidores, computadores e roteadores – e as escolas passaram por obras de infra-estrutura para adaptar as salas para receberem os novos equipamentos.

Além disso, os professores passaram, semanalmente, por treinamento, que incluiu a utilização da lousa digital e das dinâmicas educacionais. “Todo este investimento feito pela Prefeitura em educação visa preparar os jovens para o futuro, facilitando seu acesso ao mercado de trabalho”, assinala Renata.

Inclusão digital

Desde 2007, a Prefeitura desenvolve uma política educacional aliada à tecnologia. Todas as escolas municipais da cidade possuem laboratórios de informática e os alunos concluem o ensino fundamental com conhecimento básico em informática. Além disso, desde 2007, estão em funcionamento três grandes Centros Municipais de Informática (CMIs) que em um ano já formaram 4.500 pessoas em cursos básicos e avançados. O objetivo de toda essa estrutura é tornar a cidade em um pólo acadêmico de tecnologia, formando mão-de-obra qualificada em Tecnologia da Informação (TI) e, com isso, atrair empresas do ramo para o município.

Apesar de ser uma iniciativa da prefeitura, a concretização dos Centros Municipais de Informática só foi possível graças a importantes parcerias, uma delas é com a maior empresa de TI do mundo, a Microsoft. Campo Limpo Paulista foi a primeira cidade da América Latina a implantar integralmente todos os programas de formação e certificação da área Educação, disponibilizados pela Microsoft que também é responsável por todo conteúdo pedagógico e pela certificação dos cursos ministrados nos CMIs e nos laboratórios das escolas, logo todos os alunos que estão freqüentando os Centros de Informática e também os estudantes da rede municipal vão ter em seus currículos um curso certificado pela maior empresa de informática do mundo.

Em números, hoje Campo Limpo Paulista possui 2.400 computadores disponíveis gratuitamente para a população. São 4.500 pessoas já formadas e a mesma quantidade cursando novos cursos. Nas escolas, 5.400 alunos do Ensino Fundamental já estão tendo seu primeiro contato com a informática.

EQUIPE DA OFICINA PEDAGÓGICA - 2009

COORDENADORES

ENSINO FUNDAMENTAL I
Adriana de Cassia Gallani Xavier Rodrigues

ENSINO FUNDAMENTAL II
Catia Regina Pereira

ATPs
(Assistente técnico pedagógico)

PORTUGUÊS:
Márcia Izzume Itida de Carvalho Corrêa

MATEMÁTICA:
Simone Ferreira de Carvalho Capovilla (Ensino Fundamental I)
Eduardo Alba (Ensino Fundamental II)

ARTE
Maria das Dores de Paiva
Marisa Lanfranchi

EQUIPE DE INCLUSÃO

PEDAGOGA
Patrícia Cenciani Amaral

PSICOPEDAGOGAS
Débora Cristina Raguza
Jussara Alencar
Luciane Vicentini
Maria Aparecida Ferreira
Silvia Cristina Sebastião

PSICÓLOGAS
Fernanda Ferracini
Lenita Peres Maciel Romanato
Luciana Maria de Lima

FONOAUDIÓLOGA
Paula Nogueira Rezende